domingo, 18 de maio de 2008

Os 6 livros de Andrew Loomis

Abro o blog com um dos mais antigos autores (da ilustração publicitária) que escreveu livros ensinando técnicas de desenho e ilustração. Andrew Loomis publicou 6 livros consagrados:

Fun with a pencil
Diversão com o lápis - publicado em 1939
Autor: Andrew Loomis
idioma: inglês


Este é o primeiro livro de Andrew Loomis. Indicado para aprender o desenho de cartoon. Ótimo para iniciantes. Facilmente encontrado na Internet em PDF. Nunca foi traduzido para o português e se encontra fora de produção. Tornou-se uma raridade nas livrarias.

Figure drawing for all it's worth
Desenho da figura humana com todo o seu valor - publicado em 1943
Autor: Andrew Loomis
idioma: inglês


Seu segundo livro tornou-se referência para o desenho da figura humana. As demonstrações são ricamente ilustradas e facilitam o aprendizado. Este também é encontrado na Internet em PDF. Nunca foi traduzido para o português e é uma raridade.

Creative illustration
Illustração Criativa - publicado em 1947
Autor: Andrew Loomis
idioma: inglês


Seu terceiro livro é uma obra mais madura, aborda noções de composição, estética e se preocupa em ensinar o ilustrador a se comunicar através da produção de imagens. Aborda desenho com tintas e algumas técnicas de pintura. Não é indicado para iniciantes. Possui ilustrações coloridas (uma novidade para a época em que foi impresso). Não é encontrado em português.

Successfull Drawing
Desenho bem sucedido - publicado em 1951
Autor: Andrew Loomis
idioma: inglês


O quarto livro aborda o desenho da figura humana, que é a especialidade de Andrew Loomis, oferece novas informações e dicas para melhorar o desenho e garantir a qualidade do trabalho. O estudo de perspectiva linear é levado mais a sério neste exemplar. Acredito que deve ser usado como uma extensão ao seu primeiro livro sobre figura humana.

Drawing the head and hands
Desenhando a cabeça e as mãos - publicado em 1956
Autor: Andrew Loomis
idioma: inglês


O quinto livro trata o desenho de retratos e partes críticas do corpo humano, como: mãos, pés, olhos, orelhas e nariz. Indicado para iniciantes e artistas interessados em fazer retratos. Como todos os seus livros: é raro, não se encontra mais em produção, não foi traduzido para o português, mas é encontrado em PDF na rede.

The eye of the painter and the elements of beauty
O olho do pintor e os elementos da beleza

Esta obra foi publicada em 1961 (pela família, após a morte de Andrew Loomis). Partes do texto e algumas ilustrações são de Loomis, mas conta com ilustrações de outros artistas e não é tão bem ilustrado como os demais.

idioma: inglês


O sexto e último livro de Andrew Loomis é um tratado de beleza, não ensina a desenhar mas discute o desenvolvimento de obras de arte, fala de estética e leva a outras reflexões. Indicado para estudiosos de arte.

Para saber mais detalhes da vida e da obra de Loomis veja o artigo: A vida de a obra de Andrew Loomis disponível na Biblioteca do desenhotudo.com.

Algumas pessoas já me perguntaram por qual livro deve-se começar ou como estudar desenho usando estes livros. Aqui vai uma sugestão para o estudo de desenho usando as obras de Andrew Loomis:

1 - Perca o medo e aprenda a se divertir desenhando, usando: "Fun with a pencil" (faça os exercícios propostos no livro e copie incançavelmente todos os desenhos destes livros).

2 - Aprenda a desenhar a figura humana com o livro "Figure drawing for all it's worth", segue como segunda opção, mas há necessidade de se ter resolvido as questões de limpeza no traço (insegurança na linha, etc.).

3 - Treine o desenho de retrato e partes do corpo com "Drawing the head and hands".

4 - Retome o estudo do desenho e da composição experimentando outros temas (objetos, paisagens, etc.) com as dicas do "Successfull Drawing" (para saber como criar desenhos mais elaborados).

5 - Quando já estiver desenhando bem estude e experimente as técnicas do "Creative illustration" para melhorar a expressividade e a mensagem transmitidas pelas suas imagens, além de se enveredar por outros materiais artísticos tradicionais, como: tintas e pastéis.

6 - Por fim leia e refleta sobre os assuntos abordados no "The eye of the painter and the elemens of beauty".

Acredito que esta seria uma maneira útil de aproveitar tudo.

Veja aqui uma edição atualizada de um dos livros de Loomis, à venda na Amazon.com .Vale a pena comprar. Abraços!

5 comentários:

  1. Oi Cris, adorei a sua iniciativa, deves estudar bastante para se apresentar assim. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris, parabéns pelo seu blog. Em matéria de estudo de desenho teu blog é referência. Continue com o seu trabalho, acrescenta e muito na vida dos brasileiros desenhistas e ilustradores.

    Gil Mairnho

    ResponderExcluir
  3. Os livros dele são em Inglês, onde eu encontro em português ?

    ResponderExcluir

Você tem alguma sugestão de conteúdo para o blog?