terça-feira, 5 de abril de 2011

Anatomia humana para artistas

Proporção, construção do esboço, técnicas de observação e iluminação foram tratados pelos livros do post anterior, mas e quando o problema do desenho da figura humana trata de não se conhecer o corpo propriamente? Os livros apresentados anteriormente oferecem um vôo razante sobre o assunto anatomia e não apresentam grandes ilustrações a respeito das partes anatômicas. Aqui eu trago manuais de anatomia e livros específicos de anatomia para artistas.

Para que não fiquem de fora encontrei dois manuais antigos de anatomia, ambos com o mesmo padrão de ilustração e textos explicativos sobre as partes do corpo: Artistic anatomy - autor: Henry Warren e A manual of artistic anatomy - autor: Robert Knox, ambos não me ajudaram muito no estudo da figura, fica aqui o registro.

Anatomy for fantasy artists
Anatomia para artistas de fantasia

Autores:  Glenn Fabry e Ben Cormack

Idioma: inglês

Completo em ilustrações, fotos, referência e boas dicas para a construção do corpo humano e de personagens em forma humana. O melhor que eu já vi do gênero até hoje.


Anatomy for the artist
Anatomia para o artista

Autora: Sarah Simblet


Idioma: inglês

Muito famoso mas não é dos melhores, é repleto em fotos, não se preocupa muito com a nomenclatura das partes, mas isso também não faz diferença para quem desenha. Eu tenho esse como referência. Vale a pena baixar para dar uma olhada. Não é um manual de desenho.


Anatomy a complete guide for artists
Anatomia guia completo para artistas

Autor: Joseph Sheppard

Idioma: inglês

O melhor livro de anatomia para artistas que eu já vi. Ricamente ilustrado com desenhos impecáveis. Ótimo para ler e copiar os desenhos como treinamento. Enquanto o primeiro livro apresentado aqui dá dicas para desenhar a anatomia para construir personagens e criar poses interessantes este aqui disseca cada parte, mostra os músculos, ossos e junções. Bom para praticar realmente.


Pocket atlas of  human anatomy
Atlas de bolso de anatomia humana

Autor:

Idioma: inglês

Se você está preocupado com o lado mais técnico da anatomia indico esse atlas com ilustrações a traço e ampla nomenclatura.



Outros nomes podem ser encontrados na rede, mas estes eu não tive a oportunidade de por minhas mãos. Estou apenas indicando porque me foram indicados por outros artistas, veja:
- Anatomy for the artist de Jeno Barcsay
- Classic Human Anatomy de Valery Winslow
- Anatomy School of Drawing de Andras Szunyoghy e Gyorgy Feher's

Vale algumas observações a gente não sai por aqui copiando os desenhos anatômicos encontrados nesses livros a menos que se tenha o propósito de criar uma ilustração com a exata posição dos ossos e músculos. Não se estuda a figura humana desprovida de pele, apenas com as malhas musculares a não ser que seja necessário. O grande objetivo da bibliografia sobre anatomia humana para artistas é que o artista tenha onde buscar a informação, por exemplo: ao desenhar um retrato talvez você não saiba exatamanete o que existe embaixo dos olhos, então conhecer o músculo da bochecha e a elevação óssea que existe naquele local é de grande ajuda, em vez de ficar desenhando rostos lisos como se não houvesse uma pretuberância ali. O estudo da anatomia de uma forma geral serve para isso, para dar mais realismo e acertividade ao desenho, mas não para ficar decorando nomes, memorizando cada músculo ou osso. Tente encarar desta forma que fica mais fácil fazer seus estudos.


Bons desenhos!

3 comentários:

  1. como eu faço para fazer o download dos livros?

    ResponderExcluir
  2. onde podemos encontrar esses livros para download?

    ResponderExcluir
  3. Consultem os links de repositórios na lateral do blog.

    ResponderExcluir

Você tem alguma sugestão de conteúdo para o blog?